Mensagens subliminares em logos das marcas

 

As mensagens subliminares em publicidade são utilizadas desde meados do século passado. Os primeiros exemplos foram vistos no cinema, com o aparecimento das propagandas em flash de alguns segundos, talvez até mesmo sem som. Uma súbita aparição no filme, cuja velocidade escapa da percepção consciente, mas que ativa reações inconscientes e estimula a compra. Este tipo de anúncio mais tarde foi proibido nos cinemas.

Por outro lado, a prática de esconder mensagens em logos é permaneceu. Adquiriu um efeito mais artístico ou comercial. A prova reside no fato de que muitos dos logos listadas abaixo, já passaram sob os nossos olhos muitas vezes sem percebemos o significado real de forma holística. Aqui estão alguns exemplos.


Começamos a partir do logotipo da FedEx, projetado por Lindon Líder em 1994, quando era Director de Design Sênior da Landor Associates, em San Francisco, nos Estados Unidos. O trabalho resultou na produção de cerca de 200 logotipos, antes de atingir a solução final. Você notou a seta escondida entre as letras E e X?


O segredo por trás deste engenhosa logotipo VAIO Sony está escondido nas sílabas que compõem a própria palavra: VA representam um sinal analógico IO são 1 e 0 do sistema binário, que é a base do mundo digital.


O Toblerone, da lendária empresa suíça de Berna, possui no logotipo uma montanha. Mas você sabia que a Suíça é também chamada de “Cidade dos Ursos”? Claro que há um escondido no logo?


A californiana Baskin Robbins é talvez a maior empresa do mundo de sorvetes. Oferece 31 sabores diferentes de sorvete. E esta mensagem “secreta” parece bastante óbvio no logotipo. Certo?


Na logo da Northwest Airlines, a síntese do sinal é feita de uma maneira extremamente precisa. A composição de N e W forma um triângulo apontando para noroeste.


Já na da Amazon, é percepitível a seta que se parece com um sorriso. Mas será que todos entederam que a mesma seta indica que se pode comprar tudo, de A a Z?


Esta logo foi projetada por Richard Fonteneau para um clube de golfe em Wisconsin, Estados Unidos, e  tem uma mensagem escondida. Talvez não, mas a ambivalência do sinal aqui é usado de uma forma surpreendente. O capacete de um espartano, que joga golfe.
 
Fonte: designyoutrust.com
 

Compartilhe:


Deixe um comentário